Memórias de uma época - V

20091220

Reiventando o jogo de futebol


Muita gente não acredita que seja possível; que é uma montagem; que não é real... Mas assim é o futebol de rua, que vai popularizando-se na Europa, especialmente na França. São habilidades que poucos têm com bolas. Uma pequena dose de freestyle e de rítmo ao restrito mundo do futebol. Mas este vídeo é uma peça publicitária.

É que há um game chamado FIFA Street 3 (arcade), no qual Vc. pode criar estilos próprios ou adotar a performance dos melhores jogadores de rua do mundo, que jogam dessa maneira. Visite o site promocional do FIFA Street 3 e fique por dentro.

~! [+] !~

20091218

Espalhe bolas de sementes (seedballs)

Difundindo a permacultura e ensinando a prática de produzir e dispersar bolas de sementes em locais devastados ou com pouca vegetação

Com o recrudescimento dos efeitos climáticos observados nos últimos anos e a fraca disposição dos países poluidores de reduzir suas emissões, a permacultura passou a ter lugar de destaque nos assentos onde a sustentabilidade é discutida ou, pelo menos, pensada.

Originalmente, foram os ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren os autores dessa abordagem que agrega às práticas agrícolas tradicionais o conhecimento científico, tendo em vista o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar. Trata-se de um método holístico de planejamento, atualização e manutenção de sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

A expressão permacultura surgiu de permanent agriculture, adquirindo, mais tarde, o sentido de permanent culture, passando da sustentabilidade ecológica (idéia inicial) para a sustentabilidade dos assentamentos humanos. Um dos preceitos éticos que hoje em dia deveriam ser conhecidos de todos, foi proposto por Mollison (1990), para quem "a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos".

Outro preceito da permacultura é a aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções e pessoas, em um ambiente produtivo, com estética e harmonia, como sugeriu Masanabu Fukuoka, em sua Revolução da Palha, cujos pilares são: cuidado com a terra, cuidado com as pessoas e compartilhamento dos excedentes.
O agricultor tornou-se atarefado demais quando começamos a estudar o mundo e a decidir que seria bom fazer isto ou fazer aquilo. Toda a minha pesquisa se baseou em não fazer isto ou não fazer aquilo. Estes trinta anos ensinaram-me que os agricultores estariam numa situação bem melhor se não fizessem praticamente nada. (Fukuoka, 1978)

Documentário do Instituto de Permacultura e Ecovilas dos Pampas (RS)
A permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de ver o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde a estruturação do habitat humano até na solução de questões complexas do mundo empresarial. (Wikipedia, 2009)
APRENDA A FAZER BOLAS DE SEMENTES

Bolas de sementes (em inglês seedballs), idealizadas por Masanobu Fukuoka, são pequenas bolas feitas com argila, adubos, sementes e água, que sevem para espalhar, plantar flores, frutas e outras plantas, em terrenos baldios, praças, beira de estradas e áreas desmatadas. Tem a vantagem de ajudar desacelerar o aquecimento global.

Antiga receita de Masanobu Fukuoka sugerida no seu livro The One-Straw Revolution (A revolução da palha), é a proporção ideal e básica dos ingredientes confirmada em inúmeros sites de permacultura e de agricultura sustentável.
Etapas de fabricação:

I - reunir os ingredientes:

A - seis copos americanos de argila seca (terra vermelha ou marrom), finamente moída e passada numa peneira fina para eliminar grãos maiores (argila cinzenta usada em tijolos não serve);

B - dois copos americanos de adubo orgânico seco bem esfarelado e passado em peneira mais grossa;

C - um copo de sementes variadas;

D - água suficiente para compor a mistura (1 a 2 copos).

II - misturar C e B (sementes com adubo seco);

III - acrescentar A ao composto C e B (argila seca com sementes e adubo) e misturar bem, borrifando, em seguida, com água até conseguir uma massa consistente;

IV - pegar uma porção da massa e enrolar na mão, formando bolas de barro de mais ou menos três centímetros de diâmetro.

V - coloque as bolas de sementes ao ar livre (mas à sombra) para secar, por um ou dois dias.

VI - disperse ou jogue as bolas em algum terreno e espere a chuva para ocorrer a germinação.
Esta receita dá para fazer entre 30 a 40 bolas de sementes (seedballs), que, bem distribuídas, ajudarão a tornar o mundo melhor.

Em Los Angeles (EEUU), existe uma comunidade latina, que se autodenomina La Guerrilla Gardening - Guerrilha de Jardinagem, cujos membros, entre outras atividades, dispersam essas bolotas em locais onde a vegetação é escassa ou onde espécies raras estão desaparecendo. De fato, elas funcionam melhor onde não há muita cobertura no solo. Use aproximadamente uma bola para cada 3 m quadrados.

Em São José dos Campos (SP) funciona o projeto Mão na Terra desenvolvido pela professora de Geografia Rosa Maria Sousa Santos, na Escola Estadual Profª.Dinorá P. R. Brito - (tel(12)3944-1144. Suas finalidades são promover a educação ambienttal dos alunos e disseminar práticas ambientais de sustentabilidade.

No Orkut, também há um grupo dedicado às bolas de sementes: Seed Ball Brasil EcoGuerrilha, comunidade criada por Marcelo Cruz: "A simplicidade de uma brincadeira de criança pode melhorar a vida de todos."

~! [+] !~

20091205

Capacidade de perceber a localização de certas coisas

The Eyeballing Game - Teste da capacidade de perceber coisas desalinhadas ou tortas

Algumas pessoas incomodam-se com a posição dos quadros dependurados na parede; se estão alinhados; se estão tortos etc. Outros nem sequer admitem desequilíbrio estéticos entre objetos dispostos em casa ou no escritório. Outros ainda preferem dispor ou alinhar figuras em desenhos, sem utilizar ferramentas apropriadas. Gostam de fazer tudo “no olho”.

Se Vc. é uma dessas pessoas e está envolvido em alguma construção, fabricação de móveis ou peças de madeira, designs etc., esta é uma boa hora para testar sua capacidade de perceber as coisas tortas, se algo está fora do centro, não está reto ou curvado ou alinhado.

Este aplicativo, em verdade, é um pequeno e divertido jogo que mostra com precisão (principalmente, se o monitor for do tipo LCD) essas situações.

Então, experimente jogar e teste suas habilidades! Clique na figura.

Teste da capacidade de observação

~! [+] !~

20091202

Seja um marciano!


A agência espacial americana Nasa lançou na internet um jogo que permite ao usuário se divertir e ao mesmo tempo ajudar a consolidar o conhecimento sobre Marte, explorando centenas de milhares de imagens enviadas do Planeta Vermelho à Terra ao longo de quase 50 anos. Em um dos jogos, que está online no site Be A Martian - literalmente, Seja Um Marciano - os participantes ganham pontos por ajudar a agência espacial a examinar e organizar as imagens para criar um mapa mais completo do planeta.

Segundo os cientistas, o volume de imagens e informações enviadas de Marte desde os anos 1960 é tão grande que só com a ajuda do público será possível revisar todo o material. Eles esperam que o envolvimento de internautas ajude a agência a realizar descobertas.

Um porta-voz da empresa disse que "a beleza desse tipo de experiência é que não apenas ensina às pessoas sobre Marte e sobre o trabalho da Nasa lá, mas envolve um grande número de pessoas na solução de desafios que os computadores não conseguem solucionar sozinhos". O site foi desenvolvido na plataforma Windows Azure, da Microsoft.

Experimente jogar, seja um marciano útil

~! [+] !~

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO