Memórias de uma época - V

20100503

Para melhorar a saúde mental

Efeitos de cinco minutos de exercícios físicos em 'áreas verdes' sobre humor e auto-estima

Foto de Flávio Flora, 2010
Paineira rosa, Divinópolis, MG

Apenas cinco minutos de exercícios físicos em uma "área verde", como um parque, por exemplo, podem ser suficientes para melhorar a saúde mental, segundo Jules Pretty e colaboradores da Universidade de Essex (2010). Eles chegaram a essa conclusão depois de examinar dados de de 1.250 pessoas em dez estudos, que indicaram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre. O maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens.

Foram analisadas atividades distintas tais como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo, em lugares como parques, jardins, fazendas e reservas naturais.

De acordo com Pretty & cols. (2010), o maior efeito sobre o bem-estar mental surgia em apenas cinco minutos, mas com o passar do tempo, os efeitos positivos continuavam aparentes, mas em menor magnitude. Segundo os pesquisadores, o efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio, ressaltando-se que pessoas, geralmente, sedentárias, estressadas, deprimidas ou com problemas de saúde mental seriam as mais beneficiadas por atividades ao ar livre.
Empregadores, por exemplo, deveriam incentivar seus funcionários a fazer uma curta caminhada em um parque próximo na hora do almoço para melhorar o humor e reduzir o estresse (Pretty & cols., 2010).
[Pesquisa publicada pela revista Environmental Science and Technology]

~! [+] !~

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO