Memórias de uma época - V

20091021

Jogo de raciocínio sem cálculos

Jogo de raciocínio não usa nenhum cálculo matemático e se transforma em mania

Sudoku: jogo de raciocínio com raízes no Quadrado Latino e no Cubo Mágico e popularizado na Inglaterra em 2005 / passatempo que roubou lugar de cruzadinhas e tirinhas de cartoons em grandes jornais e invadiu a Internet / em japonês, significa "número único".

Este verbete pode ainda constar nos dicionários, mas já está na cabeça de milhões de pessoas pelo mundo. O Sudoku se transformou na maior febre dos passatempos em abril de 2005, quando foi descoberto pelos jornais ingleses.

Você já deve ter visto nas bancas, no ônibus ou no elevador - e se assustou! É um quadriculado de 9x9 (chamado de "grelha"), subdividido em nove quadrantes. O objetivo é preencher tudo com algarismos de 1 a 9 sem repeti-los na linha, na coluna e no quadrante. A primeira impressão é quase sempre: "nem me atrevo a começar", mas o mínimo de curiosidade abre as portas para um jogo instigante.


Para resolver, não é preciso nenhum conhecimento matemático (nem mesmo saber quanto é 2+2=?), somente gostar de desafios e usar o raciocínio lógico - presente em todo ser humano com a tal massa cinzenta na cabeça. De repente, quando você menos espera, já está fechando seu primeiro jogo e louco para começar mais um.

O jogo foi criado nos Estados Unidos, em 1979, e levado para o Japão em 1984, onde se popularizou. Não demorou para essa mania se espalhar pelo planeta, invadindo os cadernos culturais e tomando o lugar das cruzadinhas e tirinhas. O jogo ganhou mais força ainda através da Internet, com inúmeros sites que oferecem a diversão online.

No Brasil, as editoras que produzem revistas de passatempo lançaram o Sudoku no final de 2005. Hoje, são quase 20 opções diferentes de revistas nas bancas, sem contar as estrangeiras.

JOGAR SUDOKU online.

0 Comentário(s):

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO