Memórias de uma época - V

20091205

Capacidade de perceber a localização de certas coisas

The Eyeballing Game - Teste da capacidade de perceber coisas desalinhadas ou tortas

Algumas pessoas incomodam-se com a posição dos quadros dependurados na parede; se estão alinhados; se estão tortos etc. Outros nem sequer admitem desequilíbrio estéticos entre objetos dispostos em casa ou no escritório. Outros ainda preferem dispor ou alinhar figuras em desenhos, sem utilizar ferramentas apropriadas. Gostam de fazer tudo “no olho”.

Se Vc. é uma dessas pessoas e está envolvido em alguma construção, fabricação de móveis ou peças de madeira, designs etc., esta é uma boa hora para testar sua capacidade de perceber as coisas tortas, se algo está fora do centro, não está reto ou curvado ou alinhado.

Este aplicativo, em verdade, é um pequeno e divertido jogo que mostra com precisão (principalmente, se o monitor for do tipo LCD) essas situações.

Então, experimente jogar e teste suas habilidades! Clique na figura.

Teste da capacidade de observação


Como funciona

O jogo apresenta uma série de figuras geométricas que precisam ser ajustadas para torná-las perfeitas. A tela mostra o ponto que precisa ser movido ou ajustado. Use o mouse para arrastar ou deslocar o quadradinho azul ou a seta até onde Vc. acha que é o certo.

Depois de soltar o mouse, o computador avalia a sua jogada. Portanto, não solte o mouse até que Vc. esteja certo da posição. A geometria correta também é mostrada em verde, permitindo verificar onde houve erro.
Vc. deve fazer o teste por três vezes, podendo conferir os resultados que aparecem na tabela, à direita.

Pontuação e intepretação

Depois de ter cumprido o desafio por três vezes, o computador registra o seu erro médio. A margem de erro abaixo da sua média é a melhor, sendo que a pontuação teoricamente perfeita seria zero. O erro é medido em pixels e em graus, no caso de bissecção e ângulos.

O computador mantém uma tabela das melhores pontuações, uma para todos, e outra individual. Se a sua pontuação média é inferior à pontuação final de cada lista, você pode registrar seu nome na lista dos últimos 500 melhores escores, que se altera a todo momento. Entretanto, as suas melhores pontuações são armazenadas no seu próprio computador e nunca expiram, embora Vc. possa limpá-los.

A partir do padrão original, acrescentamos que pontuação acima de 10 não é lá essas coisas. O mais normal é um escore abaixo de 5; melhor, os de 2 ou 3; e ideal, de 0 a 2.

Alerta

Se o monitor, mesmo sendo LCD, estiver com sua resolução alterada ou diferente do tamanho original da tela, a imagem em escala estará alterada (esticada na vertical ou na horizontal), fazendo com que ângulos retos, fiquem deformados, assim como os círculos que aparecerão ovais, induzindo assim ao erro. Portanto, antes de fazer o teste, verifique esses detalhes.

Nest'A Página de Lazer, este teste pode ser usado como um jogo de percepção que vai mostrar como está sua visão geométrica, em comparação com a de outras pessoas.

_____________

Acurácia = o quanto Vc. consegue chegar próximo da sua meta. Não é a mesma coisa que precisão, que está associada a repetitibilidade. Significa ainda aperfeiçoar, apurar, diagnosticar.

0 Comentário(s):

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO