Memórias de uma época - V

20100126

Efeito final-de-semana

Os finais de semana promovem oportunidades únicas de estreitar laços sociais, explorar interesses pessoais e relaxar




Todas as pessoas, independentemente do cargo ocupado, melhoram seus humores, aumentam sua vitalidade e sofrem menos com dores de cabeça ou no corpo entre o final da sexta-feira e o domingo a noite. Esta é uma das conclusões do estudo recente de Richard Ryan, pesquisador da Universidade de Rochester, EUA, feito com trabalhadores, sobre a variação diária do humor. O chamado “efeito final de semana” estaria associado à liberdade de escolher as atividades que serão feitas e à oportunidade de passar mais tempo com quem se ama.

Nossos resultados enfatizam a importância do tempo livre para o bem estar individual (...) trabalhadores, independente da sua hierarquia em uma empresa, ficam realmente felizes durante os finais de semana (...) Longe de ser bobagem, os finais de semana promovem oportunidades únicas de estreitar laços sociais, explorar interesses pessoais e relaxar, ou seja, necessidades básicas para pessoas que se cuidam e não se deixam levar pela correnteza do excesso de trabalho. (Ryan, 2009)
O estudo estudou a variação de humor de adultos entre 18 e 62 anos, que trabalhavam ao menos 30 horas por semana, durante três semanas. Os participantes eram chamados nos períodos da manhã, tarde e noite para responder breves questionários, nos quais descreviam as atividades em que estavam concentrados. Na oportunidade, indicavam quais eram seus sentimentos a respeito daquelas atividades, naquele momento. Foi usada uma escala que abrangia sentimentos positivos e negativos, além de sintomas físicos.

O resultado da pesquisa apontou que, tanto homens quanto mulheres se sentiam melhor fisica e mentalmente, nos finais de semana. O sentimento era sempre positivo, a despeito dos níveis sócio-econômico, educacional, de relacionamentos amorosos ou idade e do tipo de trabalho dos participantes.
As pessoas experimentam todos esses sentimentos, em abundância, durante o final de semana, o que explica a grande sensação de bem estar. Em compensação o ambiente de trabalho está relacionado com controles externos, pressão e necessidades relacionadas com as atividades fora do ambiente profissional. (Ryan, 2009)

Outra conclusão foi que, comparativamente a outros dias, os finais de semana estavam associados com a ideia de liberdade e proximidade com outras pessoas, pois as pessoas escolhiam as atividades e quem as acompanhava.

O estudo revelou um dado surpreendente, indicando que as maioria das pessoas se sentiam mais competentes, em suas atividades, durante o final de semana, do que nos dias úteis.

Outras questões referidas no estudo mostraram que nos ambientes de trabalho, falta estrutura em prol do bem estar dos trabalhadores. “Talvez se os sentimentos relacionados com a autodeterminação estivessem mais presentes a sensação de bem-estar não sofresse tantas variações entre esses indivíduos”, concluiu Ryan.

[Journal of Social and Clinical Psychology]

0 Comentário(s):

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO